quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DIÁLOGO COM A FAMÍLIA



Prezados pais e responsáveis pelos estudantes da turma 44


Convido-os para iniciarmos uma reflexão através deste espaço virtual sobre a situação da educação atual, tanto familiar como institucional.

Lanço algumas questões, a fim de colocarmos em prática efetivamente nosso pensamento a respeito de aspectos importantes, que muitas vezes não nos damos conta, na vida e no relacionamento com nossos filhos. Filhos estes que já possuem um papel na sociedade, são estudantes, aprendentes e podem já conscientizar-se da importância de sermos cidadãos atuantes na sociedade em que vivemos e conseguirmos através de nossa ação efetiva transformá-la num espaço mais justo, de amor, de compreensão e solidariedade.

Então, lá vai:


1- Qual a importância da relação família - escola no processo de aprendizagem?


2- Que lugar ocupam os seguintes aspectos nas famílias hoje:

a) o diálogo

b) a leitura de livros e jornais

c) o silêncio como forma de aprender

d) os limites

BOM!!! Acho que já é um ótimo começo!

Espero por vocês...

Professora Clarissa

4 comentários:

  1. Marieli(mãe da Maria Eduarda)7 de outubro de 2009 às 16:54

    1)Muito importânte que os pais participem junto com a escola a aprendizagem dos seus filhos.

    2)
    a)1ºLUGAR
    b)3ºLUGAR
    c)4ºLUGAR
    d)2ºLUGAR

    ResponderExcluir
  2. Eliane,mãe do Dionata.
    Os pais e a escola devem caminhar juntos ,na busca de dias melhores para os alunos,na parceria de ajudar as crianças a realizar as tarefas,esclarecendo as duvidas e dividindo as dificuldades.
    acho que o Dialogo deve ser o 1° passo para entender as dificuldades da criança.
    silencio como forma de aprender acho que vale para a REAL concentração na hora de uma leitura que deve vir em 2° lugar ,pois a leitura exercita a mente,o portugues e deve dar prazer a criança.e por fim os limites de igual valor,porem sendo usado de maneira correta,respeitando uns aos outros de acordo com suas limitações.

    ResponderExcluir
  3. A importância da relação família-escola vem na consciência do respeito por si e pelos demais(família, colegas, professora). Considerando que o processo de aprendizagem é contínuo, ou seja, não se dissocia a escola da família. Também, a importância da participação da família no processo de aprendizagem, já que a mesma também educa.
    O diálogo, os limites, a leitura de livros e jornais e por fim o silêncio com forma de aprender, nessa ordem. O diálogo deve estar sempe em primeiro lugar, tanto na família quanto na escola, apesar de nem sempre ser assim. Os limites são e serão sempre o norte da educação das crianças. Sem eles não há respeito. A leitura também foi deixada um pouco de lado nessa era digital, um erro de todos nós que participamos da educação do aluno. E o silêncio também deveria ser mais vivenciado, considerando sua importância como agente catalisador do pensamento.
    Camila, mãe do Guilherme Cunha.

    ResponderExcluir
  4. 1) A participação dos pais ou responsaveis na aprendisagem dos filhos


    2)
    1º Dialogo
    2º Os limites
    3º A leitura de livros e jornais
    4º O silêncio como forma de aprender

    ResponderExcluir